Quem Somos

Nossa História

Fundada em 2016, a VENTURA ERM possui histórico de atuação em casos associados à delitos maliciosos praticados por meios eletrônicos, incluindo furto de propriedade intelectual, prática de concorrência desleal, espionagem, fraudes diversas, vazamentos e divulgação de dados (pessoais e de negócio), para empresas nacionais e internacionais de médio e grande porte.

Seus fundadores possuem décadas de experiência na resolução de casos de alta complexidade, frequentemente lidando com adversários/atacantes maliciosos de alto potencial tecnológico e cibernético. Neste cenário, o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela VENTURA ERM culminou em mais de 200 prisões de cibercriminosos – contemplando de forma significativa agentes causadores de prejuízos, e evitando a materialização de danos reputacionais a companhias afetadas por práticas criminosas.

A VENTURA ERM está entre os maiores players de segurança cibernética no Brasil e seus sócios agregam mais de 30 anos de experiência de mercado as linhas de serviço ofertadas pelas verticais que compõe a empresa.

Seu portfólio é abrangente e conta com serviços voltados ao risco cibernético cobrindo toda a cadeia de gestão do incidente preconizado pelo NIST. Os serviços de consultoria em Strategy & Risk, Red Team Services, Resolução de Disputas, Investigação & Intel e Educação agregam o conhecimento prático do dia a dia, uma vez que a empresa está cuidando dos principais incidentes que ocorrem no país.

A companhia conta com um time de colaboradores especializados e que buscam continuamente aprimoramento técnico. 

A VENTURA ERM investe em inovação por meio da sua área de pesquisa e desenvolvimento.
Timeline Ventura ERM

Principais Destaques

Maior ataque ao setor do varejo Brasil

Maior disputa societária da história do Brasil (espionagem)

Maior indenização por incidente cyber do Brasil (regulação de sinistro)

Dezenas de vazamentos de dados com forte repercussão na imprensa.

Nossos Sócios

Domingo Montanaro

CEO Ventura ERM

Líder da Prática Reativa de Gestão de Riscos Corporativos da Ventura.

Com 22 anos de experiência no combate ao cibercrime e palestras em 16 países, ele acumulou experiência lidando com centenas de incidentes ao longo de sua carreira.

Ele é professor convidado em cursos de pós-graduação em escolas como Insper, EPD, POLI-USP, FGV e FAAP e coautor de 5 livros sobre proteção de dados e risco cibernético.

Alexandre Prata

Sócio de Educação, Estratégia e Risco

Especialista em Gestão de Segurança da Informação, Gestão de Projetos, MBA em Governança de TI e graduado em Sistemas de Informação.

Com mais de 28 anos de experiência, atuou em grandes empresas nacionais e estrangeiras em diversos segmentos, como: broadcast (TV Globo), processamento de bilhetagem eletrônica para mobilidade urbana (RIOCARD), saúde (Rede D’or).

Co-autor do livro “LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – Manual de Implantação” e autor do e-book “10 Mandamentos do Seguro Cibernético”.

Bruno Barreto

Sócio de Disputas

Gerencia investigações cibernéticas e perícia técnica em casos em todo o território, atuando como perito ad hoc em casos de fraudes patrimoniais praticadas por meios eletrônicos, sendo também professor assistente em cursos de pós-graduação em informática forense.

Como cidadão pro bono, tem exercido seu dever cívico auxiliando órgãos públicos em demandas especiais em várias cidades do Estado de São Paulo.

Felipe Rinaldi

Sócio de Laboratório DFIR e Práticas de Resposta a Incidentes

Possui mais de 10 anos liderando práticas de perícia forense. Liderou muitas disputas de alta tecnologia e alto perfil, além de respostas a incidentes cibernéticos.

Anteriormente, atuou em pesquisas de OT e desenvolvimento de software. Possui experiências passadas em grandes empresas e firmas de consultoria como PwC e EY.

Com graduação em Engenharia de Computação pela Poli/USP e um MBA em Gestão da Inovação e Liderança pela FGV, atuou como professor convidado em informática forense na USP, EPD e outras instituições.

Carlos Afonso

Sócio de Operações Reativas

Responsável pela operação da Prática de Gestão de Crises Reativas em cenários de emergência causados por ataques cibernéticos e Investigações Digitais na Ventura Enterprise Risk Management.

Possui aproximadamente 7 anos de experiência na área de tecnologia em cargos de liderança, projetos de desenvolvimento de software de grande porte e casos relevantes, tanto em cenários nacionais quanto internacionais de investigação e resposta a incidentes cibernéticos, acumulando mais de 60 casos nos últimos 3 anos.

Kayo Delgado

Sócio de Estratégia e Risco

Executivo de Cibersegurança com mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Segurança da Informação, vasta experiência em transformação e elevação da maturidade cibernética, gestão de riscos cibernéticos e segurança ofensiva/defensiva.

MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Pós-Graduação em Gestão de Segurança da Informação.

Daniele Penhã

Sócia de Investigação e Inteligência

Psicóloga Forense, mestre em Ciências Forenses e Criminologia, especialista em entrevistas, perfilamento e análise de depoimentos. Sua carreira começou na segurança pública, como criminologista perita no sistema penitenciário, e atuou como perfiladora na Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil, na equipe de gestão de crises.

No setor privado, integrou equipes de consultoria em boutiques e Big4 nas áreas de Investigações, Compliance e Gestão de Crises. Realizou projetos em empresas de diferentes segmentos e tamanhos no Brasil, América Latina e Angola, além de ter ministrado treinamentos altamente complexos para diversos públicos ao longo de 18 anos.

Marcello Alves

Sócio de Estratégia e Risco

Especialista em Gestão de Segurança da Informação, MIT em Gerenciamento de Nuvem, Virtualização e Data Centers e graduado em Ciência da Computação.

Com mais de 23 anos de experiência na área de tecnologia, atuou em indústrias e empresas de tecnologia/cibernéticas, como: Ernst & Young (Consultoria em Cibersegurança), Andina Coca-Cola Brasil (Indústria), Carta Fabril (Indústria) e RioCard TI (Processamento de bilhetagem eletrônica para mobilidade urbana).

Stayker Marcondes

Gerente de Laboratório DFIR e Especialista em Resposta a Incidentes

Mais de 6 anos de prática em Laboratório DFIR, tanto resolvendo casos complexos quanto evoluindo a prática do laboratório com inovação contínua.

Possui graduação em Sistemas de Computação e diversos cursos e certificações em DFIR.

Fale com a Ventura ERM